A obter dados...
Orgulhosos das suas origens, os moradores da aldeia deram forma a um sonho: o de homenagear a terra onde nasceram. Assim surgiu o museu. Um espaço vivo, onde as histórias destas gentes ligadas à terra e ao mar se cruzam com a singularidade da natureza local. Venha explorar a identidade da aldeia com a “baleia Jonas”, através de um percurso de contrastes, entre artefactos e vivências diversas.
É um testemunho das suas gentes para outras gentes. É uma viagem ao encontro da memória dos homens e mulheres – agricultores, pescadores, marisqueiros - e das suas atividades tradicionais, seguindo um percurso de contrastes, entre artefactos e vivências diversas. Idealizado e construído a partir da ideia, do esforço e vontade dos seus residentes, o Museu do Mar e da Terra da Carrapateira, no Concelho de Aljezur, revela genuinamente a identidade dos seus habitantes, dos seus usos e costumes e das suas tradições, ao mesmo tempo que valoriza e integra o património natural da Carrapateira, nascido entre escarpas e falésias em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Fotografias, documentos históricos, documentários, testemunhos, objetos e outros artefactos são as pontes que permitem conhecer o modo de vida destes habitantes, gente corajosa e brava, desde sempre ligada à terra e ao mar. O acervo exposto é o resultado de vários anos de investigação etnográfica, que contou com a elevada participação da população local. Pertencente a uma nova geração dos museus de vocação comunitária, este é um espaço cultural que aposta no desenvolvimento local.
A exposição permanente “O oceano, a nossa terra” começa por caracterizar o meio natural da Carrapateira. Através da reprodução animada do fundo do mar e da reconstituição ambiental da flora costeira, o museu pretende promover os recursos naturais locais, valorizar e mostrar o património geológico, os fósseis, as floras e faunas marinhas e terrestres, apresentando-se igualmente como elemento complementar à oferta turística da região. Depois, através de documentos e fotografias, desfia-se o quotidiano da aldeia, desde a passagem dos povos árabes que aqui viveram – primeiro núcleo berbere - até aos dias de hoje. Os habitantes, desde sempre, dividiram a labuta diária entre a agricultura e a pesca. Até às décadas de 40/50 do século XX, a agricultura constituía a principal fonte de rendimentos das famílias. Quase todas as famílias tinham um bocadinho de terra, onde cultivavam as suas hortas, plantavam as vinhas de onde retiravam o vinho, faziam pão e mel. Mas a partir da década de 50, a agricultura conheceu uma época de recessão e a população, para fazer face às dificuldades, virou-se mais para a pesca e para apanha do marisco, que até a essa altura só eram vistas como atividades complementares e subsidiárias. Esta evolução pode ser acompanhada pelos objetos expostos, desde os instrumentos para trabalhar a terra, como os arados, as foices, as charruas puxadas pelo gado, até às redes de pesca, as ânforas e os anzóis. Hoje, a pesca e a apanha do marisco são fontes de receitas importantes, embora o turismo também comece a pesar na economia local.
O percurso termina com uma vista panorâmica absolutamente inesquecível sobre a aldeia, as falésias apraia e o oceano.
Jonas – personagem inspirada na verdadeira baleia-anã de sete metros que deu à costa da Praia de Vale Figueira, em 1992 - é quem guia os visitantes ao longo deste itinerário etnográfico. Reza a lenda que Jonas perdeu a vida nas areias da costa de Aljezur por querer conhecer a beleza natural da Carrapateira. Este mítico cetáceo representa o sonho dos habitantes de querer homenagear a bravura dos homens e mulheres da aldeia e a terra que os viu nascer.
O Museu do Mar e da Terra da Carrapateira foi inaugurado em maio de 2008. Recebeu nesse mesmo ano uma Menção Honrosa, na categoria de Novo Projeto Público, no âmbito dos Prémios Turismo de Portugal.
Última atualização: 20-07-2025
Morada: Rua do Pescador
Código Postal: 8670 - 230
Localidade: Carrapateira - Bordeira
Telefone: +351 282 970 000
Localização (Lat., Lon.): 37.183925, -8.893336